Um cavalo ficou solto e provocou risco aos motoristas nesse sábado (8) na avenida Prefeito Alberico Alves Pereira, via que liga o Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Campos Altos à BR-262. Os motoristas tiveram que reduzir a velocidade e desviarem seus automóveis do animal para evitar acidentes. Em agosto deste ano um carro bateu em um cavalo que também estava solto no meio da pista. O acidente foi registrado na AMG-0720, próximo ao Bueirão em Campos Altos, e por pouco não terminou em tragédia. Nenhuma pessoa se feriu, entretanto, o cavalo morreu.
Na maioria dos casos é difícil identificar o proprietário do animal. Porém, para a lei, o dono é seu responsável e, consequentemente, pelos danos causados no acidente. Segundo o art. 936 do Código Civil de 2002, o proprietário, detentor ou responsável pelo animal deverá ressarcir o dano causado à vítima. Há diversos casos no país em que donos de animais tiveram que pagar indenizações à familiares de vítimas em óbito.
“Caso um animal esteja em vias públicas, para retirá-lo, as pessoas devem entrar em contato com a prefeitura ”, disse Vicente Paulo (Paulinho), fiscal de postura e tributos do município. Paulinho disse que quando acionado, o bicho pode ser apreendido e que, até mesmo, o Ministério Público pode ser acionado em caso de reincidência. Segundo o tenente Wagner Paulo, 2º Pelotão da Polícia Militar em Campos Altos, quando existe riscos no trânsito as pessoas podem, também, acionar a PM para registro da ocorrência.